O que é o Arduino?
O Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto, baseada em hardware e software de uso fácil, contendo os seguintes componentes:
- Módulo de comunicação serial
- Conectores de entrada e saída
O projeto Arduino foi desenvolvido no Instituto de Design de Interação Ivrea (IDII), na Itália, em 2005, e seu nome foi herdado de um bar, em Ivrea.
A primeira placa comercial a ser disponibilizada foi a Arduino RS232:
Fonte: Arduino/Nicholas Zambeti |
Hardware - Famílias de placas
Atualmente existem diversas placas, sendo elas classificadas por famílias:
Clássica
As placas da família clássica são consideradas a espinha dorsal do projeto Arduino. Destacamos aqui as placas Uno R3 (lançada em 2010), Uno R4 Minima e Uno R4 WiFi (lançadas em 2023).
Mega
As placas da família Mega apresentam maior poder de processamento e quantidade de pinos de entrada e saída (GPIO), sendo indicadas para projetos de maior porte. Destacamos aqui a placa Mega 2560 Rev3 (lançada em 2010).
Nano
As placas da família Nano apresentam tamanho menor quando comparadas com as placas das demais famílias. Por serem compactas, são indicadas para aplicações onde o espaço é limitado. Destacamos aqui a placa Nano (lançada em 2008) e a Nano RP2040 Connect (lançada em 2021).
MKR
As placas da família MKR foram criadas para aplicações IoT, com dimensões menores, como a família Nano, e incluindo a comunicação sem fios (Wifi e bluetooth).
Software - IDE (Integrated Development Environment)
Para que um placa Arduino possa realizar alguma função é necessário que um programa seja desenvolvido e posteriormente carregado na sua memória. Para isso o projeto Arduino disponibiliza uma IDE (
Integrated Development Environment - Ambiente Integrado de Desenvolvimento) de
código aberto.
De forma simplificada o usuário deve seguir os seguintes passos para deixar uma placa Arduino com algumas funcionalidade:
- Editar um código fonte;
- Escolher o tipo de placa;
- Escolher a porta de comunicação do computador onde a placa está conectada;
- Compilar o código fonte;
- Transmitir o código binário gerado pela compilador para a placa.
No entanto, antes de realizar esses passos, é necessário instalar a IDE Arduino no seu computador, de acordo com o seu sistema operacional (Windows, Linux ou macOS)!!!
Depois de instalada, para ver seu primeiro exemplo basta inicializar a IDE e clicar em:
Arquivo|Exemplos|01.Basics|Blink
 |
Fonte: @eng&IoT |